Pretende-se potenciar a mobilidade pedonal, dotando os percursos de níveis de conforto e segurança, e facilitando o esforço da caminhada, permitindo melhorar a qualidade de vida de quem diariamente os percorre, ou abrindo a perspetiva de novos percursos, regenerando e revitalizando as áreas onde se enquadram.
O Funicular dos Guindais, o Elevador da Lada e as Escadas Mecanizadas de Miragaia garantem atualmente a ligação entre a cota alta e a cota baixa nas zonas da Batalha e Miragaia. Encontra-se ainda prevista a implementação de ligação mecanizada entre cotas no Palácio de Cristal e Passeio das Virtudes.
Além disso, o Município do Porto tem realizado algumas intervenções na infraestrutura pedonal que passam pela realização de trabalhos de construção civil, definidos em função das necessidades de conservação e de indicadores de segurança rodoviária, acessibilidade e grau de incomodidade de circulação pedonal, cujo objetivo é a melhoria das condições de acessibilidade pedonal no município. Estas intervenções visam a conservação, manutenção ou beneficiação de pavimentos, eliminando barreiras/obstáculos à circulação pedonal com a realização de alargamentos pontuais de passeios, rebaixamento das travessias pedonais, colocação de pavimentos táteis e criação de fase própria para peão nas interseções. Reorganizam não só o mobiliário urbano, como também os espaços verdes com o redimensionamento de caldeiras de árvores. Tornam o espaço público mais acessível e seguro, não só para as pessoas em geral, mas também para aqueles com dificuldades de locomoção, atingindo-se assim uma maior justiça e coesão social, sempre com o propósito de melhorar o espaço urbano aos peões.
Todas as intervenções têm uma forte componente ambiental, nomeadamente na reutilização direta de materiais pré-existentes (ex: cantarias: lancis; guias; cubos), na consideração de materiais e soluções construtivas que respeitem índices adequados para permeabilidade dos solos, incentivo à criação e conservação dos espaços verdes.
O Município do Porto tem vindo a implementar um conjunto de programas e projetos que visam a melhoria da vivência urbana e deslocações pedonais, como sejam, os programas “Rua Direita” e “Rede 20”, bem como a criação de Zonas de Acesso Automóvel Condicionado.