Ouvir
A pé

Pretende-se potenciar a mobilidade pedonal, dotando os percursos de níveis de conforto e segurança, e facilitando o esforço da caminhada, permitindo melhorar a qualidade de vida de quem diariamente os percorre, ou abrindo a perspetiva de novos percursos, regenerando e revitalizando as áreas onde se enquadram.

 

O Funicular dos Guindais e o Elevador da Lada assim como as 3 ligações mecanizadas previstas, garantem a ligação entre a cota alta e baixa na Batalha, Miragaia, Palácio de Cristal e Passeio das Virtudes.


Além disso, o Município do Porto tem realizado algumas intervenções na infraestrutura pedonal que passam pela realização de trabalhos de construção civil, definidos em função das necessidades de conservação e de indicadores de segurança rodoviária, acessibilidade e grau de incomodidade de circulação pedonal, cujo objetivo é a pedonalização de determinados meios urbanos do município. Estas intervenções visam a conservação, manutenção ou beneficiação de pavimentos, eliminando barreiras/obstáculos à circulação pedonal com a realização de alargamentos pontuais de passeios, rebaixamento das travessias pedonais, colocação de pavimentos táteis e criação de fase própria para peão nas interseções. Reorganizam não só o mobiliário urbano, como também os espaços verdes com o redimensionamento de caldeiras de árvores. Tornam o espaço público mais acessível e seguro, não só para as pessoas em geral, mas também para aqueles com dificuldades de locomoção, atingindo-se assim uma maior justiça e coesão social, sempre com o propósito de manter o espaço urbano aos peões.

 

Todas as intervenções têm uma forte componente ambiental, nomeadamente na reutilização direta de materiais pré-existentes (ex: cantarias: lancis; guias; cubos), na consideração de materiais e soluções construtivas que respeitem índices adequados para permeabilidade dos solos, incentivo à criação e conservação dos espaços verdes.


A limitação da circulação automóvel e a criação de espaços reservados a peões são outras das medidas de incentivo à deslocação a pé.